quarta-feira, 4 de abril de 2012

Se cuida!

Enquanto eu escovava os dentes andando pela casa, chega um sms mais ou menos
assim: "hj passei lá onde te conheci. Saudades, se cuida!". Horas antes, na
minha pressa habitual, ouço um "por aqui meu jovem, corre não, se cuida"!". Na
bagagem a ser embarcada daqui há alguns dias, a mensagem: "cuidado, frágil".
Será mesmo que fulano está cuidando daquele caso? Na saída do prédio, a
advertência: "Cuidado! Ao entrar no elevador verifique se o mesmo encontra-se
parado neste andar". "E o flanelinha? E o avião? E a camisinha?" (trecho da
música "Cuidado", do Barão Vermelho) O flanelinha diz que o carro de quem me dá
carona estará bem cuidado, mas é preciso cuidar do tempo para não perder o vôo.
Já quanto à camisinha, é preciso cuidado ao guardá-la! Certa vez passei uma
vergonha das grandes porque o raio x acusou a embalagem metálica do
preservativo, me obrigando a depositá-lo na sestinha. E num descuido já ia me
esquecendo que falava da expressão "se cuida". Ela admite diferentes tons e
contextos: pode significar "se eu pudesse cuidava de você" (uma carta na manga
em despedidas), um sonoro "se orienta" (quando se faz algo com alguma
negligência), ou um "fica bem, vai passar ou melhorar". O "se cuida", em tom
irônico, também pode dizer algo do tipo "eu sei o que você vai fazer, então boa
sorte, vai com calma e depois se quiser me conta tudo". Em todos os casos, por
mais superficial ou descuidado que seja, demonstra alguma preocupação ou desejo
de que aquela pessoa esteja bem - até mesmo num quase sincero "vai logo, tchal e
se cuida!". Trecho da mesma música do Barão diz para ter cuidado com quem você
se envolve. Esse cuidado pode então significar tanto a desconfiança como a
necessidade de dar atenção. A falta de cuidado pode gerar acidentes ou
distanciamento, enquanto o excesso demonstra insegurança ou pode levar ao
desprezo. "cuidado! Se não você dança..", ainda diz a melodia, num tom que
provoca a vontade de sacodir o esqueleto, esteja ele descuidado ou não. Bendito
equilíbrio entre a vontade de dançar e a de cuidar. Se cuida e até a próxima
música!

Nenhum comentário:

Postar um comentário